Hola Baltazar...perdon por no responder antes pues he estado ausente unos dias.
Glauco no tiene mas que registrarse solicitando el alta en el grupo en el siguiente enlace:
http://www.egrupos.net/grupo/apiculturanatural
desde donde me llegara su solicitud para que pueda darle de alta al grupo.
Desde ya muy bienvenido !! Los amigos de mis amigos tambien son amigos...
Un gran abrazo.
Pablo H. Baroffio
La Granja -Cordoba - Argentina
De: Baltazar Oliveira Ferreira <baltazar.ferreira@hotmail.com>
Para: Apicultura Extensiva Natural <apiculturanatural@egrupos.net>
CC: "glaucovo@gmail.com" <glaucovo@gmail.com>
Enviado: sábado, 24 de mayo de 2014 10:08
Asunto: [ApiculturaNatural] Un apicultor más desea darse de alta en el foro de Permapicultura
Estimado amigo Pablo H. Baroffio
La Granja -Cordoba - Argentina
Cc: Glauco Vieira de Oliveira
Estado de Mato Grosso - Brasil
Un gran abrazo.y saludos para todos de este foro.
Baltazar de Oliveira Ferreira
São José dos Campos -SP - Brasil
From: glaucovo@gmail.com
Date: Sat, 24 May 2014 00:33:16 -0300
Subject: Re: # APACAME-Plenário # Permapicultura & Varroa
To: baltazar.ferreira@hotmail.com
se houver informações que remetem a cursos e palestras de capacitação to dentro
pode me incluir por gentileza
Em 23 de maio de 2014 19:27, Baltazar Oliveira Ferreira <baltazar.ferreira@hotmail.com> escreveu:
Prezado Glauco
Respondo-lhe no seu e-mail particular. Informo-lhe que você poderá entender mais sobre Permapicultura através do seguinte plenário de debates: apiculturanatural@egrupos.net
Se lhe interessa, posso solicitar a sua inclusão.
Atenciosamente,
Baltazar de Oliveira Ferreira
São José dos Campos - SP
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
From: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Date: Fri, 23 May 2014 14:49:56 -0700
Subject: # APACAME-Plenário # Re: # APACAME-Plenário # Permacultura & Varroa
From: "glauco vieira de oliveira glaucovo@gmail.com [apacameplenario]" <apacameplenario@yahoogrupos.com.br>
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, May 23, 2014 6:00 PM
Subject: # APACAME-Plenário # Permacultura & Varroa
legal a discussão.Mas não precisa ser permapicultor pra adotar este manejo de deixar a melgueira, certo? desde apicultor principiante pensei nisso.Esta discussão ta me deixando cheio de "idéias científicas"quando o apiário experimental da ufmt estiver no jeito vou tentar. comparar os métodos e aplicar um teste.mas primeiro preciso de fazer o curso d epermapiculturaonde é que tem mais proximo do MT?glaucoEm 23 de maio de 2014 15:15, Danilo Ramazzina daramazzina@hotmail.com [apacameplenario] <apacameplenario@yahoogrupos.com.br> escreveu:
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
From: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Date: Fri, 23 May 2014 04:57:20 -0700
Subject: # APACAME-Plenário # Re: # APACAME-Plenário # Re: # APACAME-Plenário # RE: # APACAME-Plenário # Re: # APACAME-Plenário # Varroa
Amigo Marcello, permita-me tb discordar do que disseste.
Se vc é apicultor racional, e colhe mel todo ano, e como a maioria, colhe TODAS AS MELGUEIRAS cheias, deixando somente o ninho, e após a safra tem que dar açúcar para compensar o SAQUE... não é menos saqueador de abelhas do que o urso, eu, ou o Perone... no final, vc está apenas achando que tem mais direito a SAQUEAR o mel, só porque gastou mais tempo e dinheiro, do que nós... e quantas abelhas MORREM nessas intervenções "frequentes"? Quanto se gasta em insumos e mão de obra? A diferença é que o método Perone deixa sempre um enorme ninho com muitas provisões e crias, e mais UMA MELGUEIRA CHEIA, IMEXÍVEL, como diria o Ministro Rogério Magri... coisa que praticamente nenhum apicultor dito racional e moderno faz... pelo método Perone, é PROIBIDO tirar essa provisão ou abrir o sagrado ninho, matam-se menos abelhas, agride-se menos suas crias, e não causa doenças e contaminações... assim, mesmo em violentos e secos invernos, as abelhas não morrem de fome, frio e muito menos precisam ser alimentadas... ficam fortes TODO O ANO... produzem quando há floradas, e não encolhem na baixa, quando chega a safra o enxame já está forte... ZERO custo com açúcar, mel, ração, e principalmente mão de obra.Claro, se o objetivo é PRODUÇÃO... se for para ESTUDO ACADÊMICO ou mero prazer e curiosidade, é outra história... assim como a produção de geléia real e rainhas... não dá para NÃO MEXER NO NINHO nessas técnicas..
Tenho enxames com mais de 10 anos, sem NUNCA ter trocado cera... então, como se conflita isso com o paradigma da troca de cera obrigatória? Vc acha mesmo que abelhas precisam de nós para alguma coisa? Vc pode trocar a rainha e a cera, e terá a vantagem de ter abelhas enormes, mais mansas... mas a produtividade, isso não é comprovado... pelo contrário, abelhas menores são mais rápidas, defensivas e saudáveis... BEM mais defensivas... única desvantagem a meu ver.. E APENAS PARA O APICULTOR e o infeliz do urso.... kkk.. porém uma ENORME vantagem para o enxame.
E por definição, apicultor é quem cria abelhas... e só.. pode ser BONITO, científico e legal manipular ninhos, observar, interferir, dar medicamentos, alimentar, trocar tudo que parece velho (inclusive a coitada da rainha que não deve gostar de ser chamada de velha), gastar nosso precioso tempo e dinheiro.. e se achar "O APICULTOR RACIONAL MODERNO"., já fiz isso.. mas não é absolutamente necessário... assim como a cera alveolada NÃO É ESSENCIAL... pelo contrário, tenho fortes indícios, PRÁTICOS e relatos, que essa cera impressa é UMA DAS CAUSAS da varroose estar como está.
Quanto à produção de pólen, própolis, mel e apitoxina... não é absolutamente necessária a abertura do ninho, nem a troca de cera e rainha... o método Perone é perfeitamente uilizado, e com vantagens, na qualidade dos produtos e na saúde geral do apiário... o método faz a seleção natural AUTOMATICAMENTE.. enxames fracos por sua natureza, são caros de ser mantidos fortes pela técnica racional, raramente desenvolvem bem.. na Permapicultura eles não interessam... se mandam ainda jovens (poucos casos, pois as caixas iscas são IMENSAS, o que atrai enxames IMENSOS)... em compensação os que ficam, a maioria, em um ano viram verdadeiros exércitos alados, produtivos, saudáveis, longevos e automáticos, não precisamos controlar o que já é CONTROLADO pela natureza da própria abelha.
Se ser apicultor é TER QUE "dar assistência", a SEU ver.. as abelhas precisam de babá... eu respeitosamente discordo. Como explicar que elas existem há milhões de anos, antes mesmo que nós e os ursos, FAMOSOS SAQUEADORES de mel, tenhamos pisado nesta terra? E pelo contrário, após o homem dominar todo o planeta e interferir nos apiários, as abelhas começam a ficar doentes e sumir... vc acha que isso não faz sentido? Vc acredita mesmo que as abelhas não tem capacidade de arrumar a própria casa? e que precisam de nossa intervenção para se manterem saudáveis e fortes? Pense bem nessa "verdade absoluta" vendida por aí.
A meu ver, vc não entendeu direito o método da Permapicultura.. pois uma das primeiras e mais importante LEIS é DEIXAR PROVISÕES, chamadas de reservas invernais, e ninhos MONSTRUOSOS ESTÉREIS, blindados pela própolis e atmosfera controlada... por acaso SAQUEADORES se preocupam com a vida, a saúde, os filhos e o futuro dos SAQUEADOS?
Grande abraço pelo dia de ontem.
De: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Enviada: Quinta-feira, 22 de Maio de 2014 19:27
Para: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Assunto: # APACAME-Plenário # RE: # APACAME-Plenário # Re: # APACAME-Plenário # Varroa
Esse comentário reforça a tese do método do Oscar Perone, Permapicultura, quanto menos mexer melhor.DaniloPraia Grande - SP
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
From: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Date: Thu, 22 May 2014 12:16:55 -0300
Subject: # APACAME-Plenário # Re: # APACAME-Plenário # Varroa
Prezado Renato,
aplaudo o seu comentário. Concordo com essa idéia de que abelhas bem alimentadas = abelhas mais resistentes. Na prática, isso salta aos olhos.
Abraços
Em 21/05/2014 23:31, Renato Pereira renatolmp@yahoo.com [apacameplenario] escreveu:JORGE KNAUSS
Varroa como DOENÇA, só existe em enxame MUITO manipulado, fraco ou agonizando.. assim como traça, cupim, formiga.. são problemas CRIADOS PELO APICULTOR, ao ficar toda hora abrindo ninho, trocando cera e rainha, alimentando com xarope, interferindo na genética achando que está SELECIONANDO A MELHOR RAINHA, mais mansa, etc... enxame forte e NATURAL não conhece esse problema... varroa, traças, formigas e cupins passam longe... tenho caixas de pinus em uso há mais de 10 anos... bem mais leves que madeiras ditas melhores, e sem qualquer problema de ataque de cupins ou traças... o dia que os apicultores perceberem que eles são os maiores causadores de problemas nos seus apiários, as abelhas estarão salvas.
|
|
--------------------------------------------------------------------- Si deseas darte de baja, envía un mensaje a apiculturanatural-baja@egrupos.net
No hay comentarios:
Publicar un comentario